Seminários Temáticos

Apresentação

Entre os objetivos assumidos para a afetação de Fundos Estruturais no âmbito do Quadro Comunitário 2014-2020 para Portugal, os agentes educativos terão particular responsabilidade nos seguintes:

 1. Promover o emprego e apoiar a mobilidade do trabalho;

2. Promover a inclusão social e combater a pobreza;

3. Investir na educação, competências e aprendizagem ao longo da vida.

O sucesso nestes três objetivos, que têm uma estreita relação com o capital humano, permite a qualificação e motivação dos recursos humanos. Mais ainda, contribui para atingir os restantes objetivos temáticos que abaixo se elencam:

4. Reforçar a IDT e inovação;

5. Melhorar o acesso, uso e qualidade das TIC;

6. Melhorar a competitividade das PMEs, do setor agrícola e dos setores das pescas e aquicultura;

7. Apoiar a mudança para uma economia de baixo teor em carbono;

8. Promover a adaptação às mudanças climáticas, a prevenção e gestão de riscos;

9. Proteger o ambiente e promover a eficiência de recursos;

10.Promover o transporte sustentável e remover estrangulamentos nas redes de infraestruturas essenciais;

11.Melhorar a capacidade institucional e uma administração pública eficiente.

 

Neste contexto, o que hoje se pede às instituições de ensino e educação é uma estratégia educativa concertada com efeitos a curto, médio e longo prazos. Não se trata só do investimento em competências técnicas, bem como não se relaciona tão-somente com a atribuição de uma certificação. É um novo repto: que sejam promotoras de ciclos formativos verticais que ofereçam aos aprendentes a capacidade para serem empreendedores e flexíveis, aprendendo ao longo da vida.

  

Olhando com especial atenção para as primeiras prioridades, salienta-se a complexa missão dos agentes educativos. Cabe-lhes o fascinante e difícil projeto de criar valor e, também, em simultâneo gerar um território que seja uma identidade e uma missão para todos os seus habitantes.